3 Comentários

Culto de Oração, – Quarta, 09 de Junho de 2010

Culto de Oração do Dia 09 de Junho de 2010

Culto de Oração

Momentos de Louvor
Cantora: Márcia
Hinos: 233 -Com Cristo No Meu Coração, 234 – Oh, Dia Feliz e 235 – Hoje Sou Feliz.

Hino Inicial: 386 – Nunca Te Deixarei

Oração: Vanessa

Pregador: Vanessa (Igreja Local)

Sermão: É Proibido Estacionar (Miquéias 2:10)

Introdução
1. No dicionário a palavra “estacionar” significa parar, deter-se, não progredir.
2. Não foi o desejo de Deus que o povo de Israel vagueasse no deserto por 40 anos.
a) Deus sabia dos perigos do deserto: vento forte, calor de dia, frio à noite, animais ferozes, um desconforto total. A viagem apesar de ser a pé, não deveria ser tão longa e cansativa.
3. É lógico que numa viagem dessa envergadura, as dificuldades os acompanhariam.

I. Por que alguns estacionam
1. Teriam que ser abastecidos diariamente por uma grande porção de fé. O povo de Deus estava marchando para uma terra prometida.
a) À medida que os dias passavam, era grande a adesão ao grupo dos descontentes e rebeldes que não acreditavam no plano divino.
b) As críticas e zombarias campeavam sem trégua o acampamento. Mas, mesmo assim, Deus com sua misericórdia tratava Seu povo com pão quando havia fome, sombra quando o sol era abrasador, e luz na noite escura.
c) O livro História da Redenção, pág. 126, diz: “Os filhos de Israel mostraram possuir um mau coração de incredulidade. Não estavam dispostos a suportar as durezas do deserto. Quando se deparavam com dificuldades no caminho, consideravam-nas como impossibilidades. Sua confiança em Deus falhava, e eles não viam ante si coisa alguma senão a morte.”
2. Via-se aos milhares estacionando.
a) A incredulidade e a murmuração dos filhos de Israel ilustra o povo de Deus no início do século 21.
b) Muitos têm suas necessidades presentes supridas, ainda assim não confiam no Senhor para o futuro. Muitos manifestam incredulidade e caem no abatimento, no desânimo, em face às necessidades antecipadas.
c) Alguns vivem em contínua preocupação, com medo de que venham a ter necessidades e que seus filhos sofram.
3. Quando sua fé e seu amor a Deus são provados, passam a murmurar.
A tendência do ser humano é de querer estacionar onde se encontra.
a) Uns estacionam onde obtiveram seu maior sucesso. Outros estacionam no vale de sua pior derrota. Outros ainda estacionam paralisados pelos sofrimentos. Outros estacionam pelo medo de prosseguir. Muitos continuam parados e sufocados pelas angústias.

II. “Levantai-vos e Ide”
1. A verdade é que na estrada da vida não há lugar para estacionar. A ordem é sempre “Levantai-vos e ide…”
a) O homem de fé recusa ser paralisado pelo medo ou pelo sofrimento.
b) Luiz Pasteur obteve sua licenciatura em ciências com uma nota medíocre em química e ao escrever ao seu pai disse: “Seja paciente, confie em mim. Farei o melhor ao prosseguir.” Ele prosseguiu em suas pesquisas médicas e científicas até se tornar um dos maiores benfeitores da humanidade. Abriu caminho para a descoberta das vacinas e dos métodos para combater as infecções.
c) Haren Horney disse: “A tarefa da vida é crescer e continuar crescendo enquanto a vida durar.” Parar de crescer é começar a morrer.
2. Ler Efésios 4:15: “mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo nAquele que é a cabeça, Cristo.”
a) Cristo mesmo nos motiva a não desenvolver um espírito de estagnação.
Devemos continuar sempre a frente, rumo ao alvo, ao ideal, à santificação.

III. Como vencer o desânimo
1. Números 14:24 afirma: “Porém o Meu servo Calebe, porquanto nele houve outro espírito e perseverou em seguir-Me, Eu o levarei à terra em que entrou, e a sua semente a possuirá em herança.”
a) Enquanto os outros espias desmotivavam o povo a avançar mostrando só as dificuldades e comparando-se a gafanhotos diante de gigantes, Calebe agia de maneira oposta. Conhecia os obstáculos, mas confiava em Deus. Se os espias tinham a mentalidade de gafanhotos, Calebe possuía a mentalidade de um gigante, porque sua confiança estava posta em Deus. Calebe havia tomado a grande decisão de servir ao Senhor com um coração íntegro.
b) No livro A Ciência do Bom Viver, pág. 481, lemos o seguinte: “O desânimo no serviço de Deus é pecaminoso e desarrazoado.”
2. Confúcio disse: “Transportai um punhado de terra todos os dias, e fareis uma montanha.”
3. “Levantai-vos e ide, porque não é aqui um lugar de descanso.
4. Enquanto aos milhares iam estacionando em sua trajetória espiritual, servindo a outros deuses, Josué renovava seu pacto com Deus, apesar das pedras que sobejavam em seu caminho. Josué não desanimou e exclamou: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Josué 24:15).
5. Ainda, hoje configuram no rol de heróis da História nomes de pessoas que preferiram andar em vez de estacionar (cite algum exemplo).
a) Carlos Pastorino afirmou: “Tenha dinamismo em sua vida! Não fique aí parado de braços cruzados. Não são as idéias bonitas que valem. São as ações praticadas. Os pés que não caminham criam raízes. A vida é luta.”
6. São de William Fisher as palavras: “Há igrejas que estão paralisadas, não por homens e mulheres maus, nem por hipócritas ou imorais, mas por bons homens e mulheres que pararam de crescer. … Estão estacionados, nada parece movê-los e assim a igreja sofre. A dinâmica é drenada, a missão é mutilada, a expansão cessa e a glória se vai.”

Conclusão
1. A experiência cristã em muitos aspectos se assemelha à vida de um atleta.
a) Quando o cristão começa a corrida da fé, mostra-se via de regra, cheio de fervor. Porém, ao longo de sua experiência religiosa, ao enfrentar as lutas e tentações próprias da vida cristã, muitas vezes perde o fervor original e se esquece de que a fé exige luta, dedicação e perseverança.
2. Lute contra o espírito abatido! Lute contra o pessimismo e o queixume! Unicamente “aquele que perseverar até o fim será salvo” (Mat. 24:13).
3. Não pare, nem estacione! Vá sempre em frente!

(Sermão extraído da Revista do Ancião, Jan – Mar, 2003)

Hino Final: 317 – Sobre o Altar

About these ads

Sobre iasdlavinia

Blog oficial da Igreja Adventista do Sétimo Dia da cidade de Lavínia/SP. Distrito de Andradina, Associação Paulista Oeste (APO)

3 comentários em “Culto de Oração, – Quarta, 09 de Junho de 2010

  1. [...] This post was mentioned on Twitter by Roger Willian Cabral, IASD Lavínia. IASD Lavínia said: Culto de Oração, – Quarta, 09 de Junho de 2010 : http://wp.me/pUDG6-1C [...]

  2. Pesquisando sobre Harney Horney descobri esse site da igreja de Lavínia. Moro em Igarapé-Miri, Pará e irei pregar exatamante esse sermão nesse sábado 23 OUT. Valeu!

  3. [...] Culto de Oração, – Quarta, 09 de Junho de 2010 junho, 2010 2 comentários 5 [...]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 384 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: