Deixe um comentário

Semana da Família 2011 – POR QUE É DIFÍCIL SER PAI?

Texto Bíblico: “Herança do Senhor são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão.” Salmos 127:3

INTRODUÇÃO
No rico acervo sertanejo brasileiro existe um poema muito comovente que faz referência a relação de um velho pai com a família do filho.
A letra desse poema foi transformada em uma música que faz parte do repertório sertanejo. (a musica chama-se: Coro de Boi)
A letra diz o seguinte:
CORO DE BOI
“Existe um velho ditado, lá do tempo do zagai, que diz que um pai cuida de dez filhos, mas dez filhos não cuidam de um pai.
Sentindo o peso dos anos sem poder mais trabalhar, o velho peão estradeiro com seu filho foi morar.
O rapaz era casado, e a mulher deu de implicar, você manda o velho embora senão quiser que eu vá.
O filho coração duro com seu velho foi falar.
Para o senhor se mudar meu pai eu vim hoje lhe pedir, hoje aqui da minha casa o senhor vai ter que sair, leve esse couro de boi que eu acabei de curtir, para lhe servir de coberta aonde o senhor for dormir.
O pobre velho calado pegou o coro e saiu, seu neto de 8 anos que aquela cena assistiu, correu atrás do avô e seu paletó sacudiu.
Metade daquele coro chorando ele lhe pediu, e o velhinho comovido, para não ver o neto chorando, partiu o coro no meio e pro netinho foi dando.
O menino chegou em casa seu pai foi lhe perguntando, pra que você quer esse coro que seu avô ia levando, disse o menino ao pai, um dia eu vou me casar e o senhor vai ficar velho, e comigo vai morar, pode ser que aconteça de nós não se combinar, e essa metade do couro vou dá pro senhor levar.”

I. O TERCEIRO ELEMENTO DA FAMÍLIA NUCLEAR
O terceiro elemento da família nuclear são os filhos.
Eles representam a futura geração.
Os pais são os principais responsáveis pela próxima geração.
Primariamente a futura geração depende de nós.
A casa dos pais é a primeira escola dos filhos.
É nessa escola que os filhos aprendem sobre Deus, religião, justiça, fidelidade, honestidade, afetividade, efetividade, cooperação, autoridade, limites, etc.
Se os pais falharem em passar esse legado adiante as futuras gerações serão mais fracas em todos os sentidos.
Para evitar o enfraquecimento das futuras gerações Deus deu um mandamento para os pais.
Sempre nos lembramos do mandamento que Deus deu para os filhos em relação aos pais e nos esquecemos do mandamento que Deus deu para os pais em relação aos filhos.
“Ouve, Israel, o Senhor, teu Deus, é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; Tu as inculcarás, a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como um sinal em tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas.” (Deuteronômio 6: 4 a 9)
Deus deu aos pais a responsabilidade de representá-lo na família. (Biblicamente o pai é o sacerdote do lar)
Sabe o que isso significa?
Significa que o pai deve apresentar Deus aos filhos através do exemplo e do ensino.
Se o pai falhar nessa tarefa os filhos terão uma idéia distorcida de Deus.
Se eu lhe perguntasse agora: Qual é a idéia que seu filho tem de Deus?
Qual será a sua resposta?
Se você não sabe qual é a idéia que seu filho tem de Deus, pergunte para seu filho (a).
A resposta dele será a sua nota. (você verá se cumpriu bem a tarefa que Deus lhe confiou)

II. DE QUEM SÃO NOSSOS FILHOS?
Todos nós defendemos com unhas e dentes o que nos pertence. (defendemos nosso direito de ser pai)
Defendemos nossos filhos e filhas de todas as ameaças externas.
E das ameaças internas quem defende nossos filhos? (já pensaram nisso)
A quem pertencem nossos filhos?
Ilustração: Em certa ocasião eu estive angustiado por causa da minha filha. Já tinha orado muitas vezes mas meu coração não ficava tranqüilo. Depois de mais uma longa oração eu resolvi parar de falar e fiquei ali, ajoelhado, mas em silêncio. No meu silêncio veio a minha mente uma voz que me disse: Por que você está angustiado assim? E quando eu pensei em responder a mesma voz me disse: Não esqueça que antes dela ser sua filha ela é minha filha. Uma paz inundou a minha alma, eu agradeci ao Senhor e a partir daquele instante eu fiquei tranquilo.
Hoje quando qualquer preocupação vem a minha mente, imediatamente eu peço ao Senhor: “Tome conta de nossa filha ou de nosso filho”.
Hoje eu entendo que paternidade não é um papel que eu posso desempenhar sozinho.
Eu necessito da ajuda da minha esposa, da minha igreja, dos meus parentes, dos meus amigos, dos amigos dos meus filhos e da escola onde meus filhos estudam.
Mas eu preciso sobre modo de Deus. (sem Deus todo esforço é em vão)
Todos nós que somos pais teremos um dia que responder uma pergunta muito difícil feita por Deus.
Onde estão os filhos que eu lhe dei? (Isaías 8: 17 e 18 e Hebreus 2: 13)
Se Deus nos fizesse essa pergunta hoje? (qual seria a nossa resposta?)
Responderíamos assim: Senhor, meu filho é um homem sábio. Meu filho é um homem forte. Meu filho é um homem rico. Etc.
Ouçam a resposta do Senhor: “Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte, na sua força, nem o rico, nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o Senhor e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor.” (Jeremias 9:
23 e 24)
Um dos problemas atuais quanto aos filhos tem que ver com disciplina.
Nossos filhos devem ou não ser disciplinados?
Educadores contemporâneos dizem que não e algumas leis atuais proíbem os pais de disciplinarem seus filhos.
Nós os pais cristãos temos o assim diz o Senhor.
“E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor.” (Efésios 6: 4)
Esse verso nos diz que toda criança deve ser disciplinada.
Os pais não podem se iludir, achando que seu filhinho é um anjo.
A natureza pecaminosa, com a qual ele nasceu é intrínseca a todo ser humano, exige que ele seja ensinado e disciplinado.
Segundo a Palavra de Deus: “todos pecaram” (Romanos 3: 23)
É natural que as crianças façam tolices, mas a correção as ensinará a se comportarem.
“A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a afastará dela.” (Provérbios 22: 15)
Vejamos também o que nos diz Provérbios 29: 15 (BLH) “É bom corrigir e disciplinar a criança. Quando todas as suas vontades são feitas, ela acaba fazendo a sua mãe passar vergonha.”
E Provérbios 13: 24: “O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, cedo, o disciplina”.
Toda disciplina deve ser aplicada com amor.
Há pais sinceros que desejam corrigir e educar seus filhos, mas pecam no modo de fazê-lo.
São demasiadamente cruéis para com eles. Coloque seu filho no colo e faça-o saber o porquê dele estar sendo disciplinado. Depois use a vara ou algo que não prejudique, mas faça-o sentir dor. (sem manifestações de ira ou exageros).
Em seguida reafirme seu amor por ele, e não poupe atenção e carinho.

CONCLUSÃO:
Ao concluir gostaria de deixar-lhes a seguinte meditação.
• Só uma vez nosso filho terá três anos e estará doido para sentar em nosso colo.
• Só uma vez ele terá cinco anos e quererá brincar conosco.
• Só uma vez ele terá dez anos e desejará estar conosco em nosso trabalho.
• Só uma vez ele será um adolescente e verá em nós um amigo com quem conversar.
• Só uma vez ele estará na universidade e quererá trocar ideias conosco.
• Se perdermos essas oportunidades nós perderemos nosso filho e ele não terá tido pai.

APELO:
Você está disposto a ser melhor pai doravante?
Permita-me agora fazer uma oração por seus filhos?

As duas perguntas de hoje para vocês interagirem são:
• Em que faixa-etária é mais difícil lidar com os filhos e porque?
• Quando devemos aplicar a disciplina física em nossos filhos?

Sobre iasdlavinia

Blog oficial da Igreja Adventista do Sétimo Dia da cidade de Lavínia/SP. Distrito de Andradina, Associação Paulista Oeste (APO)

Deixe uma resposta

