Deixe um comentário

Semana da Família 2011 – COMO É A FAMÍLIA QUE TODOS NÓS ALMEJAMOS?

Texto Bíblico: I Coríntios 2: 14 a16.

INTRODUÇÃO
Não quero melindrar ninguém, mas, hoje vou falar sobre estética.
Eu estou avisando no inicio para ninguém sentir-se enganado.
Quero começar fazendo uma pergunta: Quem aqui já desejou algum dia mudar alguma coisa na sua aparência? (alguma coisa que não lhe agrada no seu corpo)
O nariz, a orelha, talvez o cabelo, ou talvez a altura ou a largura.
Se eu pudesse, mudaria duas coisas na minha estética: A minha altura, e os meus cabelos brancos.
Meus cabelos brancos têm levado algumas pessoas a me perguntarem se eu sou pai ou avó de minha esposa.
Outro dia alguém me perguntou se eu tinha mais de 70 anos. (como eu estou muito longe dessa idade eu me detive a sorrir)
No Brasil são gastos em média quatro bilhões e meio em estética por ano.
Esse culto ao corpo resultou no crescimento de varias doenças, entre tantas, duas têm se popularizado mais, principalmente entre as mulheres.
Essas duas doenças ligadas ao transtorno alimentar: Anorexia e Bulimia. (“Ana” e “Mia” – Como chamam os jovens)
Essas duas doenças são as principais causas de morte entre as jovens italianas na faixa etária de 12 a 25 anos.
A Revista O Globo, declarou que uma em cada 200 jovens brasileiras sofre com uma dessas doenças. (três morrem a cada mês)
Enquanto as pessoas estão ocupadas em mudar o corpo, a Bíblia nos aconselha a mudar a mente. (É a única parte do nosso corpo, que se mudar, muda toda nossa aparência)
“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” (Romanos 12: 2)
Em (I Coríntios 2: 16) Paulo fala sobre o maior diferencial entre o corpo de um cristão e de um não cristão: “Nós, porém, temos a mente de Cristo”.
Só existem dois tipos de mentes: A mente de Cristo e a mente carnal.

A MENTE CARNAL
Quem tem a mente carnal produz os frutos da carne. (Gál. 5: 19 a 21)
Uma pesquisa sobre o comportamento dos crentes Americanos apontou que 90% deles, depois do batismo, ainda continuam cultivando alguns hábitos do período em que viviam na carne. (ou seja, a vida cristã é uma farsa)
O crente que tem a mente carnal não é membro do reino de Cristo.
Quem tem esse tipo de mente passa a maior parte da oração lamentando sua condição.
“Senhor, eu não estou bem, meu casamento não está bem, meu filho não está bem, meu trabalho não está bom, minha saúde não está bem, minha igreja não está bem, os irmãos não estão bem…”
Isso não é oração, é fofoca com o nome de Deus.
Quem tem a mente carnal está sempre distante das coisas espirituais.
Não consegue transformar o mundo por que está no mesmo nível.
Jesus disse: “Vós sois o sal da terra” (Mateus 5: 13)
Você sabe qual era uma das utilidades do sal nos dias de Jesus?
O sal era para ser jogado sobre os dejetos, sobre organismos em decomposição. (desculpem a chuleza da palavra: sobre as fezes) (para impedir a proliferação de agentes causadores de doenças)
Traduzindo: Nós fomos enviados para as fezes desse mundo.
Para impedir a proliferação do pecado, para ser a luz do mundo e afugentar as trevas, para ser o fermento, símbolo do poder de Deus em ação para transformar.
Vocês sabiam que quando os romanos iam à guerra, primeiro eles destruíam todo o exército inimigo, depois eles enviavam 300 famílias romanas para morar junto com os povos vencidos. Essas famílias eram enviadas para construir uma colônia romana no território do inimigo, pouco a pouco eles iam introduzindo suas culturas e crenças.
Deus espera que os cristãos construam uma colônia de salvos no território do diabo.
Deus deu as famílias cristãs a tarefa de influenciar.
Jesus também disse que deveríamos ser a luz do mundo.
Já observaram que a luz e as trevas nunca estão juntas no mesmo lugar, quando uma chega a outra sai, é por isso que precisamos ter a mente de Cristo, para que as trevas desse mundo saiam definitivamente de nossa vida. (da vida de nossa família)
O reino de Deus não pode ser construído por alguém que ainda tem a mente carnal.
Encontrei no Espírito de Profecia um regime para quem quer ter a mente de Cristo.
“Quem usa a completa armadura de Deus e separa algum tempo cada dia para meditar e orar, e também para estudar as escrituras. Estará ligado ao céu e terá uma influência transformadora e salvadora sobre os que o rodeiam. Terá importantes pensamentos, nobres aspirações e claras percepções da verdade e da obra de Deus, anelará pela pureza, pela luz, pelo amor e por todas as graças celestiais.” (Testemunho
V – pg.112)
Para sermos mais elegantes espiritualmente nós precisamos ter a mente de Cristo.
Para sermos uma família saudável todos os membros precisam ter a mente de cristo.

A MENTE DE CRISTO
Quem tem a mente de Cristo vive com os frutos do Espírito. (Gál. 5: 22 a 25)
Para produzir os frutos do Espírito precisamos da companhia do Espírito.
Quem tem a mente de Cristo tem a vida escondida no Espírito. (Não no dinheiro, nem na posição, nem nos prazeres, nem em nada deste mundo)
Segundo, Paulo, quem tem a mente de Cristo “pensa e busca as coisas lá do alto, onde Cristo vive assentado à direita do Pai.” (Colossenses 3: 1 a 3)
A faculdade de arrazoar de uma pessoa, e sua capacidade de discernir entre o certo e o errado estão sob o domínio dos impulsos carnais antes da conversão.
Mas quando ocorre a conversão, a mente fica sujeita a influência do Espírito Santo.
(É isso que significa ter a mente de Cristo)
As palavras “lhe darei um coração novo” significam lhe darei uma mente nova. (EGW – RH – 18 de dezembro de 1913)
Milhares de pessoas estão ocupadas em ter um corpo novo, o cristão está ocupado em ter uma mente nova.
Essa evolução ocorre progressivamente na medida em que renovamos nosso compromisso com Jesus todo dia.
Essa santificação da mente se revela em uma maneira santa de viver, à medida que o caráter de Jesus vai sendo implantado mais e mais no crente.
Mediante a renovação da mente o crente adquire um novo senso que lhe permite saber o que Deus quer que ele faça.
Adquire discernimento espiritual para orientar-se em meio aos muitos caminhos que o mundo lhe oferece.
Está sempre disposto a fazer a vontade de Deus, por que aprendeu a reconhecer a verdade.
Só quem tem uma mente renovada pelo Espírito Santo pode interpretar corretamente a Palavra de Deus.
A Bíblia só pode ser entendida mediante o discernimento dado por aquele que é o seu autor.
Cristo disse certa vez: “E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade.” (João 17: 19)
Por causa de nossa vida santificada Deus ouve nossas orações em favor dos outros.
Três áreas de nossa vida devem ser submetidas à direção do Espírito: Nossa mente, nossa vontade e nossas emoções.
O Espírito Santo dirige nossa mente, santifica nossa vontade e controla nossas emoções.
O Espírito Santo nos ensina as coisas profundas de Deus.
O culto pessoal torna-se um prioridade. (Nas melhores horas do dia)
O culto familiar ganha nova importância.
A escolha do companheiro (a) passa a obedecer um novo critério: “Ele ou ela vai completar a imagem de Deus em minha vida?”
Os filhos são vistos como a herança do Senhor.
A convivência conjugal passa por uma reformulação: Eu devo ser para minha esposa o que eu quero que ela seja para mim.
O cristão não mais se conforma com o modelo do mundo.
Deixa de julgar as pessoas. “Se você julgar as pessoas, não terá tempo para amá-las.” (Madre Tereza de Calcutá)
A oração do Pai Nosso é para quem tem a mente de Cristo. (Mateus 6:9 e 10)
Paulo usa três figuras para retratar a condição de quem tem a mente de Cristo: Ressurreição, novo nascimento e nova criação. (Romanos 6:4 a 13 – II Coríntios 5:17 – Gálatas 6:15)
Pergunte para alguém que está aí ao seu lado: Você quer ter a mente de Cristo?

CONCLUSÃO
Começamos perguntando quem queria mudar alguma parte do corpo.
Concluímos perguntando: Quem quer ter a mente de Cristo?
Novos estudos mostram que o cérebro humano é programado para acreditar em Deus. (mas, um conjunto de situações dificulta esse processo)
Talvez você nunca consiga mudar nada do seu corpo antes da volta de Jesus.
Mas tem uma coisa que precisa mudar antes da volta de Jesus. (A nossa mente)
Sem uma nova mente o corpo corruptível não será transformado em corpo incorruptível.
Então se queremos um corpo incorruptível amanhã precisamos de uma nova mente hoje.
E se queremos a mente de Cristo precisamos fazer esse pedido ao Espírito Santo todos os dias.
Talvez agora você esteja se perguntando: o que esse tema tem que ver com família?
Eu lhe respondo: Só quando os membros da família tiverem a mente de Cristo o lar da terra será um pedaço do céu.

APELO:
Agora que todos vocês ouviram esse último tema, eu tenho um último apelo.
Meu último apelo é para aqueles que querem pedir para Deus uma nova mente, a mente de Cristo.
• Com essa nova mente você será o esposo que até hoje não conseguiu ser.
• Com essa nova mente você será a esposa que até hoje não conseguiu ser.
• Com essa nova mente você será o pai que até hoje não conseguiu ser.
• Com essa nova mente você será o filho que até hoje não conseguiu ser.
• Com essa nova mente você será o cristão que até hoje não conseguiu ser.
• Por causa dessa nova mente você terá a família que até hoje você não conseguiu ter.
Agora eu lhe pergunto: Você quer pedir a Deus a mente de Cristo agora?
Então, fique em pé aí mesmo onde você está e ore comigo.
Nós iniciamos e terminamos juntos essa semana da família e agora só nos resta pedir a Deus que nos guarde sob seus paternais cuidado até o dia da volta de Jesus.

As duas últimas perguntas para interagir são:
• O que você mudaria no seu corpo para erguer sua autoestima?
• Porque você quer a mente de Cristo?

Sobre iasdlavinia

Blog oficial da Igreja Adventista do Sétimo Dia da cidade de Lavínia/SP. Distrito de Andradina, Associação Paulista Oeste (APO)

Deixe uma resposta

