Deixe um comentário

Semana de Oração Jovem – Amigos da Esperança – AMIZADES QUE ENOBRECEM

Rute e Noemi – Provérbios 17:17

Olá, tenho o prazer de cumprimentá-los. Foi muito bom compartilhar com muitos de vocês durante estes dias. Aprendemos muito a respeito do que Deus deseja que seja nossa vida, nossos relacionamentos e, acima de tudo, a amizade que Deus quer manter conosco.
Foi dito e escrito muito sobre a amizade e agora desejo compartilhar com vocês alguns pensamentos:
• “Um abraço vale mil palavras. O amigo, muito mais.
• “Cultivar uma verdadeira amizade requer dedicação e tempo”.
• “A amizade é o ingrediente mais importante na receita da vida”.
• “A vida sem amigos é como viver em uma ilha deserta, sem água, sem alimentos, sem luz”.
• “O verdadeiro amigo é alguém que o conhece bem, que sabe onde você esteve, que o acompanha em suas vitórias e fracassos, que celebra suas alegrias, compartilha da sua dor e jamais julga seus erros”.
• “Aquele que descobre a verdadeira amizade, encontra um tesouro. No sábado passado, vimos que antes dos 28 anos, a maioria de nós decide o que fará pelo resto da vida.
• Quando decidimos o que iremos estudar, estamos dizendo que empenharemos 50% de nosso dia nisso, pelo resto da vida.
• E, ao decidirmos com quem nos casaremos, estamos decidindo com quem iremos viver os outros 50% do dia, quando não estivermos no trabalho.
O paradoxo da vida é que essas grandes decisões são tomadas em uma etapa da vida quando carecemos de experiência e de juízo. Por outro lado, quando os anos passam e adquirimos a experiência de que necessitávamos, somente nos resta viver as consequências das decisões que tomamos em nossa imaturidade e falta de experiência.
Como seria bom se pudéssemos contar com a experiência e a maturidade quando éramos jovens, para decidirmos o melhor!
Então nos vem à mente a pergunta: O que um jovem pode fazer para não cometer um erro que o acompanhará pelo resto da vida? Como ter experiência e maturidade sem haver passado por elas?

Permitam-me sugerir o que me parece são as melhores opções:
1. A Bíblia está repleta com relatos de homens e mulheres que tomaram decisões acertas e o tempo demonstrou as boas consequências de tais decisões. Porém, por outro lado, há relatos de homens e mulheres que decidiram erroneamente e as consequências, pouco a pouco, os destruíram. Quem lê a Bíblia adquire conhecimento inigualável dos resultados das decisões da vida.
Não é necessário colocar o dedo na tomada para saber que é perigoso. Se você ler a Bíblia e entesourar no coração seus ensinamentos, certamente irá evitar terde passar por maus momentos. Mas, como posso trazer esse conhecimento bíblico mais próximo de minha vida?
2. Quando um jovem desenvolve amizade transparente e cristã com uma pessoa adulta está provendo a si mesmo um acúmulo de experiência e vivência que o ajudarão a tomar boas decisões. Ele poderá ver, em primeira mão, as consequências e resultados das experiências de uma pessoa que já trilhou o caminho da vida.
A Bíblia apresenta alguns relatos que ilustram as bênçãos resultantes de desenvolver amizade com alguém que, por já haver vivido muitos anos, pode compartilhar conosco seus acertos e fracassos, ajudando-nos assim a evitar passar por essas situações.

Paulo e Timóteo
O apóstolo aos gentios que transmitiu sua experiência a seu jovem amigo.

Mordecai e Ester
“Então, disse Ester que respondessem a Mordecai: Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais, nem bebais por três dias, nem de noite nem de dia; eu e as minhas servas também jejuaremos. Depois, irei ter com o rei, ainda que é contra a lei; se perecer, pereci. Então, se foi Mordecai e tudo fez segundo Ester lhe havia ordenado” (Et 4:15-17).
Esse relato nos mostra o impacto produzido pela vida honesta e fiel de Mordecai no terno e sensível coração de Ester. Como uma vida de dependência e confiança em Deus pode exercer tal impacto em uma jovem? Ela seguiu o exemplo de seu primo, depositando tudo nas mãos de Deus e esteve disposta a arriscar a própria vida para servir a seu Deus

Eli e Samuel
“O SENHOR, pois, tornou a chamar a Samuel, terceira vez, e ele se levantou, e foi a Eli, e disse: Eis-me aqui, pois tu me chamaste. Então, entendeu Eli que era o SENHOR quem chamava o jovem. Por isso, Eli disse a Samuel: Vai deitar-te; se alguém te chamar, dirás: Fala, SENHOR, porque o teu servo ouve. E foi Samuel para o seu lugar e se deitou” (1Sm 3:8, 9).
Embora Eli tenha errado na educação de seus filhos, esse sacerdote veterano impressionou o coração moldável de Samuel, sendo ainda criança cresceu sob o cuidado de um homem que servia a Deus. Apenas a eternidade nos irá mostrar o impacto que pode ser produzido pelo interesse e cuidado de um adulto na vida da criança.

Moisés e Josué
“Chamou Moisés a Josué e lhe disse na presença de todo o Israel: Sê forte e corajoso; porque, com este povo, entrarás na terra que o SENHOR, sob juramento, prometeu dar a teus pais; e tu os farás herdá-la” (Dt 31:7).
Esse relato nos ilustra o impacto inestimável da amizade de um líder veterano transmitindo sua experiência às novas gerações do povo de Deus. Moisés e Josué foram mais que meros colegas, eles eram amigos.

Rute e Noemi
“Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus” (Rt 1:16).
O relato de Rute e Nome é uma história de amizade e de companheirismo inquebrantável. Quando tudo parecia indicar que Noemi voltaria à sua terra e à sua parentela e que Rute voltaria para os seus, esta decide acompanhar a sogra.
Pergunto: “Por que Rute preferia permanecer com a sogra a voltar para sua família? O que levava uma jovem mulher preferir a amizade de uma idosa a estar com sua família? Sem dúvida, a vida de Noemi havia impressionado profundamente a sua jovem nora.
Uma vida de relacionamento intenso com Deus e o carinho pelos seus.
Quando Rute esboça seu desejo diz: “o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus”.
Rute queria viver o que Noemi vivia. Via nela alguém plenamente realizada que, a despeito das dificuldades da vida, mantinha sua confiança plena em Deus.
O que aconteceria se os jovens de nossa igreja se sentissem atraídos a desenvolver amizade enobrecedora com pessoas adultas da igreja?
Muitas vezes se diz que em nossa igreja há uma brecha entre as gerações. Os jovens buscam seus pares por não se sentirem compreendidos e apreciados pelos adultos da igreja.
Queridos irmãos, ao findar esta Semana de Oração JA, quero convidá-los a buscarem formas de se aproximarem mais dos jovens da igreja. Necessitamos de sua amizade.
Entendemos que a experiência de vocês pode enriquecer a nossa vida.
Convido-os a se aproximarem mais de nós. Os jovens não mordem. Às vezes parece que não queremos nada com vocês, mas pelo contrário, necessitamos muito da sua atenção e preocupação. Não tenham medo de falar conosco, pois sempre estaremos dispostos a ouvir e atentar e nosso coração seus conselhos e orientações.
O exemplo mais impactante de amizade entre um adulto e um jovem, é a relação amorosa de um Pai com seu filho.

CONCLUSÃO
Jesus e João
“Então, Pedro, voltando-se, viu que também o ia seguindo o discípulo a quem Jesus amava, o qual na ceia se reclinara sobre o peito de Jesus e perguntara: Senhor, quem é o traidor?” (Jo 21:20).
O próprio Jesus fez do mais jovem de Seus discípulos Seu melhor amigo. João foi o único que reclinou sua cabeça no peito de Jesus. Foi o amigo que assumiu o cuidado da mãe de Jesus quando Este morreu na cruz. A amizade de Jesus e João nos mostra o impacto transformador que pode produzir a amizade de uma vida experimentada sobre o coração de um jovem disposto a ser corrigido com amor.
Este é o melhor dos amigos que todos nós podemos ter. Como é bom saber que Deus ama os jovens, que gosta de sua companhia e que anela ser seu amigo.
Convido-o a buscar a presença de Jesus todos os dias e a fazer dEle seu melhor Amigo. Que Deus o abençoe.

Por Pr. David Victoriano – Diretor do Ministério Jovem da União Chilena.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: