Deixe um comentário

Liturgia Sabática

“Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do SENHOR” – Salmo 122:1

O culto de sábado é o “ponto alto da adoração” adventista do sétimo dia e é tradição que esse culto tenha uma liturgia e doxologia mais elaborada, dessa forma abaixo explicamos o funcionamento de um programa litúrgico sugestivo (atualmente em vigor nas Igrejas Adventistas do Sétimo Dia do Distrito de Andradina) para o devido entendimento de nossos membros, dos participantes e de nossos amigos visitantes.

Programa Litúrgico do Culto Sabático da IASD

01 – Coro para entrada dos Componentes da Plataforma: Somente membros batizados e regulares compõem a plataforma. Hinos sugestivos do Hinário Adventista do Sétimo Dia: 573 a 580. (2 minutos são suficientes)

02 – Anúncios: Feitos pelo diretor de comunicação, devem transmitir somente as informações mais vitais, urgentes e ou enfáticas para a congregação.  Deve se priorizar o uso de Boletim e Mural para que não se tome tempo demasiado do culto. Excluir assuntos que podem causar transgressão da Lei de Deus. (3 minutos são suficientes)

03 – Intróito: É o momento da oração silenciosa e de joelhos realizada pelas pessoas que compõem a plataforma (1 minuto é o suficiente)

04 – Doxologia: Momento de louvor usado para glorificação de Deus. Hinos sugestivos do Hinário Adventista do Sétimo Dia: 581 a 588. (2 minutos são suficientes)

05 – Oração de Invocação: É uma oração curta, feito em pé e dirigida a Deus.  Essa oração expressa (ou deve expressar) que estamos cientes da presença de Deus e preparados para participar da benção do Culto Divino. Qualquer participante da plataforma pode realizar essa oração. (1 minuto é o suficiente).

06 – Hino Inicial: Esse hino deve exaltar quem é Deus e o que Ele faz por nós. Hinos sugestivos do Hinário Adventista do Sétimo Dia: 1 a 20. (3 minutos são suficientes).

07 – Oração Pastoral: Oração feita com a congregação ajoelhada. O pastor ou um líder oficial da igreja que está participando da plataforma e conhece bem as necessidades da congregação faz essa oração que deve conter agradecimento, confissão, intercessão pela congregação e pelo orador e petição. Usa-se sempre o pronome “nós”. (2 minutos são suficientes).

08 – Pós-oração: Nesse momento, com todos ainda ajoelhados pode-se cantar um hino breve ou um coro. Hinos sugestivos do Hinário Adventista do Sétimo Dia: 592 a 599. (1 minuto é o suficiente)

09 – Mensagem Musical:  Pode ser solo, dueto, trio, quarteto, conjunto, banda, orquestra ou coral. Sempre que possível deve estar relacionada ao sermão. (4 minutos são suficientes)

10 – Ofertório: Com os diáconos/diaconisas à frente da Igreja é efetuada a leitura de um texto bíblico ou motivacional que leve à congregação se preparar para a adoração por meio dos dízimos e ofertas (algumas igrejas usam vídeos de testemunho), depois disso as salvas são passadas de mão em mão e termina-se o momento com uma oração efetuada por um dos diáconos/diaconisas. ou componente da plataforma. Hinos sugestivos do Hinário Adventista do Sétimo Dia: 589 a 591. (o tempo irá variar conforme a complexidade da igreja e a quantidade de membros, mas em geral 7 minutos são suficientes)

11 – Adoração Infantil: Ao terminar a adoração por ofertas e dízimos, as crianças vão à frente da igreja para seu momento de adoração. A adoração infantil sempre que possível pode ser uma introdução ao sermão. No final da adoração quem conta a história orar com as crianças ajoelhados, falando pausadamente e as crianças repetindo as palavras (dessa forma a igreja apoia as crianças ensinando elas orarem). (5 minutos são suficientes)

12 – Sermão: Momento da exposição da PALAVRA DE DEUS. O sermão deve ser pautado pela Palavra de Deus, ela deve ter a primazia e o sermão deve ser preparado antecipadamente. Mesmo o uso de textos de Ellen G. White deve ser feito com sabedoria, pois a IASD não reconhece os textos inspirados de EGW como ocupando o mesmo lugar que a Bíblia. Idéias e teses particulares devem ser rejeitadas e a mensagem deve apelar à bíblia tocando a razão e a emoção. Deve-se apelar por uma decisão e mudança de vida ao término. (25 a 40 minutos são suficientes)

13 – Hino Final: Cantado pela congregação, deve estar relacionado com o sermão e  confirmar a fé, levar a congregação a uma decisão e a uma resposta de entrega e compromisso com a Divindade e sua Palavra. (3 minutos são suficientes)

14 – Oração final: Feita pelo pregador, pede a benção ao s ouvintes. (2 minutos são suficientes)

15 – Pós-lúdio e Saída: Conclusão musical da cerimônia religiosa. A congregação canta em pé e os diáconos se posicionam para organizar a saída evitando tumulto. Hinos sugestivos do Hinário Adventista do Sétimo Dia: 600 a 609.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: